Técnicas e Fazeres / Peças de Bronze

Bronze é uma liga metálica feita de cobre (Cu) e estanho (SN). Foi um dos primerios metais criados pelo ser humanos, há mais de 5 mil anos. Entre suas características estão alta resistência, maleabilidade e a não corrosão.

Pelo fato de não se oxidarem, o bronze vem sendo utilizado em peças nobres, construídas para durarem muito tempo. Estima-se que o bronze seja o material mais longevo já criado pela humanidade. Ainda hoje há peças de 5 mil anos de idade em perfeito estado.

Mais antiga peça de bronze conhecida, encontrada no vale do Rio Indo (atual Paquistão Oriental). Garota dançando. Ca. 2.500 a E. C.

Tratamento

Entre os metais utilizados nas esquadrias e caixilhos do Jockey Club, há ferro, cobre, latão e bronze.

O ferro foi utilizado para estruturar as grandes peças, mas naquelas partes em que a corrosão poderia trazer problemas de uso, foi utilizado bronze. Assim, ao passo que as portas de correr e de abrir do passadiço são de ferro, estão apoiadas sobre corrediças e afixadas em dobradiças de bronze.

Ainda hoje, mais de 70 anos depois de construídas, as peças de bronze estão em perfeito estado. Os serviços de manutenção resumem-se, portanto, a limpeza e polimento.

O cobre e suas ligas metálicas derivadas, quando expostas ao ar (ao oxigênio), lentamente se oxidam. Essa oxidação resulta em uma pátina (o azinhavre ou zinabre) que varia do azul esverdeado ao quase negro, dependendo da composição química. Entretanto, diferentemente de outros materiais, a oxidação do bronze ocorre apenas superficialmente e, uma vez formada a camada de zinabre, ela passa a proteger o metal sob ela da corrosão. Na restauração da caixilharia e esquadrias do Jockey, parte do zinabrado está sendo removida por meio de polimento, de modo a verificar a integridade física das peças móveis. Peças fixas não são polidas.
Contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar