Nos últimos posts você conferiu de forma resumida o que é o Art Déco. Agora preparamos uma mini série de posts sobre o movimento em cidades específicas. A primeira parte da série é sobre Nice, na França, e como o Art Déco se desdobrou por lá.
Quando o movimento chegou no país, Nice foi uma das cidades mais influenciadas pelo estilo, assim como Paris, sobretudo na arquitetura. Até hoje, muitos prédios caracterizados pelo movimento permanecem nas ruas da cidade. Um ótimo exemplo é a famosa avenida Promenade des Anglais (passeio dos ingleses, em francês), majoritariamente composto por construções características do Art Déco. Nos distritos Carré d’Or e Quartier des Musiciens também é possível observar muitos exemplos desse estilo na arquitetura da cidade.
Um dos fatores que mais atraiu a estética Art Déco para Nice é o fato de que a maioria dos prédios, sobretudo no Quartier des Musiciens, não se utilizam de ângulos retos, portanto os edifícios de esquina costumam possuir formato arredondado, com longas linhas horizontais, características marcantes do movimento pré-modernista.
Por mais que o estilo tenha entrado em decadência na França no final dos anos 1930, ainda hoje tais edifícios chamam a atenção de inúmeros turistas e são prova da influência que o Art Déco teve na cidade de Nice.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar